Alimentação Saudável, a vontade de Deus para nossa Vida
E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.
No princípio Adão e Eva alimentavam-se somente de ervas e de arvores frutíferas, o homem foi projetado no início para uma alimentação específica a base de vegetais. Até o Dilúvio toda a humanidade e animais se alimentavam de ervas... Não consumia carne de especie nenhuma.
E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.
Após o dilúvio Deus permitiu o consumo de animais pelo fato do dilúvio ter destruído a plantação na terra.
E abençoou Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra.
E o temor de vós e o pavor de vós virão sobre todo o animal da terra, e sobre toda a ave dos céus; tudo o que se move sobre a terra, e todos os peixes do mar, nas vossas mãos são entregues.
Tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso mantimento; tudo vos tenho dado como a erva verde.
A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis.
Certamente requererei o vosso sangue, o sangue das vossas vidas; da mão de todo o animal o requererei; como também da mão do homem, e da mão do irmão de cada um requererei a vida do homem.
Vemos aqui que Deus permite o consumo de carne mas com uma restrição que não comeríamos a carne com o seu sangue, ou seja para se comer um animal é necessário primeiro tirar todo seu sangue.
E falou o SENHOR a Moisés e a Arão, dizendo-lhes:
Fala aos filhos de Israel, dizendo: Estes são os animais, que comereis dentre todos os animais que há sobre a terra;
Neste momento Deus deu uma orientação a Moisés sobre os alimentos que pode ou não ser consumidos, Deus fez uma separação entre os animais limpos e imundos. Essa separação nos ajuda a entender o que faz bem ou não para o nosso organismo, alguns animais não servem para o consumo humano por várias razões e Deus já nos ensinou isso lá no princípio.
Porque com fogo e com a sua espada entrará o Senhor em juízo com toda a carne; e os mortos do Senhor serão multiplicados.
Os que se santificam, e se purificam, nos jardins uns após outros; os que comem carne de porco, e a abominação, e o rato, juntamente serão consumidos, diz o Senhor.
Já em Daniel vimos que ele optou por uma alimentação mais saudável e não se contaminou com as iguarias do Rei e ficou por este período comendo somente legumes e isso fez com que ele fosse mais saudável que os outros.
E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar
E, ao fim dos dez dias, apareceram os seus semblantes melhores, e eles estavam mais gordos de carne do que todos os jovens que comiam das iguarias do rei.
Precisamos entender que somos o templo do Espírito Santo e que precisamos cuidar deste templo e uma das formas de cuidar do nosso corpo é a alimentação.
Tudo que ingerimos interfere beneficamente ou não no resultado final, por isso antes de comer algo precisamos ver se esse alimento fará bem ou não ao nosso organismo.
Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.
Cabe a cada um analisar as escrituras e através dela decidir qual a melhor alimentação para a sua vida, a própria medicina moderna vem confirmar aquilo que Deus já havia determinado no princípio isso é mais uma prova de que nada mudou desde a criação.
No próximo post estarei descrevendo qual são os alimentos permitidos por Deus e confrontá-los com os alimentos que a ciência considera como alimentos saudáveis.